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sexta-feira, 12 de junho de 2009

SEGUNDO ENCONTRO - 12/06/09 -CARGA HORÁRIA 04 HORAS.

SEGUNDO ENCONTRO: 12/06/09(CARGA HORÁRIA 04 HORAS)


PAUTA

1- Vídeo "A águia" (data show)
2- Apresentação do Tp 3, unidade 9 - Atividades 1, 2 e 3.
3- Socialização e Tp.
4- Objetivos.
5- Os gêneros textuais.
6- Gêneros textuais: do intuitivo ao sistematizado.
7- Organização tipológica do texto.
8- Praticando os conceitos.
9- Oficina 1: Gêneros textuais - texto "A casa".
10- Vídeo: "O sabor e o saber".




O segundo encontro do GESTAR II foi transferida para o dia 12 de junho de 2009, com a carga horária de 4 horas. Mais uma vez, houve um problema com o som e a exibição do vídeo "O sabor e o saber" foi cancelada. A oficina trabalhada foi a de gêneros textuais "A casa", onde os grupos produziram outros textos(de venda,aluguel,tombamento, roubo) baseados no texto lido. Foi solicitado aos professores cursistas que promovessem com seus alunos as atividades: Indo à sala de aula, seção 1, o conhecimento intuitivo dos gêneros, avançando na prática do Tp 3 e no AAA 3, as aulas 1: reconhecendo os gêneros textuais e 2: redescobrindo gêneros textuais.

Anexo: Oficina "Acasa":Texto produzido pelos professores Ana Raquel, Jardênia e Magnólia.

TEXTO 9- - TP3 Unidade -9

Os dois garotos correram até a entrada da casa.”Veja, eu disse a você que hoje era um bom dia para brincar aqui”, disse Eduardo. “Mamãe nunca está em casa na quinta-feira”, ele acrescentou. Altos arbustos escondiam a entrada da casa; os meninos podiam correr no jardim extremamente bem cuidado, “Eu não sabia que sua casa era tão grande”, disse Marcos. “É , mas ela está mais bonita agora , desde que meu pai mandou revestir com pedras essa parede lateral que levava à garagem, que estava vazia exceto pelas três bicicletas com marchas guardadas aí.” Eles entraram pela porta lateral, Eduardo explicou que ela ficava sempre aberta para suas irmãs mais novas entrarem e saírem sem dificuldade.

Marcos queria ver a casa, então Eduardo começou a mostrá-la pela sala de estar Estava recém pintada, como o resto do primeiro andar. Eduardo ligou o som: o barulho preocupou Marcos. “ Não se preocupe, a casa mais próxima está a meio quilômetro daqui”, gritou Eduardo. Marcos se sentiu mais confortável ao observar que nenhuma casa podia ser vista em qualquer direção além do enorme jardim.

A sala de jantar, com toda a porcelana, prata e cristais, não era lugar para brincar: os garotos foram para a cozinha onde fizeram um lanche.

Eduardo disse que não era para usar o lavabo porque ele ficara úmido e mofado uma vez que o encanamento arrebentara.

“ Aqui é onde meu pai guarda suas coleções de selo e moedas raras”, disse Eduardo enquanto eles davam uma olhada no escritório. Além do escritório, havia três quartos no andar superior da casa.

Eduardo mostrou a Marcos o closet de sua mãe cheio de roupas e o cofre trancado onde havia jóias. O quarto de suas irmãs era tão bonito quanto o de seus pais, que estava revestido de mármore, mas para ele era a melhor coisa do mundo.” (Traduzido e adaptado de Pitchert, J.& Anderson, R. Taking “ different perspectives on a story, Journal of Education Psychology, 1977, 69).





































































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