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segunda-feira, 14 de setembro de 2009

SÉTIMO (último) ENCONTRO: 14/09/2009 (carga horária 08 horas)


Prefeitura Municipal de Maxaranguape.
Secretaria de Educação, Cultura e Desportos.
PDE/GESTAR II- Programa de Gestão e Aprendizagem Escolar.
Língua Portuguesa – Formador: Julio César de Amorim.

SÉTIMO ENCONTRO: 14/09/09 (carga horária 8 horas).


PAUTA


1- Tp 05. Unidade 19: Coesão textual.
2- Atividade 10: Apresentar imagens(trabalhadores na construção) e fazer narrativa.
3- Atividade 11-Textos “Coisas típicas do Brasil” e “Rodeio”.Produção de textos sem coesão.
4- Socialização e Tp.
5- Unidade 20: Relações lógicas no texto.
6- Atividade 12- Seção 1: A lógica do texto- Atividades 1 e 2 (pág.181 a 184).
7- Atividade 13- Seção 2: A negação- Atividades 9, 10 e 11 (pág.199 a 204).
7- Reler o texto “Dois sapos” e refletir sobre a construção lógica.
8- Produção de uma auto avaliação pelos professores cursistas.
9- Entrega dos relatórios das atividades.


Em nosso sétimo e último encontro desta primeira etapa, retomamos as atividades do TP 5, unidade 19: coesão textual, apresentando as imagens “Trabalhadores na construção” (material de apoio) identificando elementos lingüísticos responsáveis pela continuidade de sentidos em um texto; analisando mecanismos de coesão referencial e mecanismos de coesão seqüencial. A atividade se consistiu em apresentar uma imagem, sobre a qual, os grupos fizeram uma narrativa identificando os elementos de coesão presentes ou não nele.

Foi trabalhado, também, o texto “Coisas típicas do Brasil” e “Rodeio” do material de apoio. A partir da leitura dos textos e fundamentando-se nos comentários , discurso e textualidade, os professores produziram outros textos com coerência e sem coesão . Em seguida retomamos o texto “Dois Sapos”, já trabalhado em nosso primeiro encontro e fizemos uma reflexão sobre as relações lógicas de construção de significados na produção do texto e os efeito de sentido decorrentes da negação.

Por fim, foi solicitado que os professores escrevessem uma auto avaliação sobre seu desenvolvimento profissional no decorrer da primeira etapa do GESTAR II.




































































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